Blog

Tratamento de Câncer de Mama e Cuidados Pós Operatórios

Busca da Autoestima: Por que usar Sutiã Pós Cirúrgico?

A pergunta que toda mulher mastectomizada é esta: Por que usar sutiã pós cirúrgico?

A mastectomia é a opção mais segura para tumores extensos. Ela consiste na retirada total ou parcial da mama e cerca de 63 mil mulheres realizaram esta cirurgia nos últimos 5 anos. 
Veja bem, as pacientes oncológicas que operam as mamas para retirada de um câncer,  normalmente, sempre que possível já são submetidas a reconstrução mamária. Ou seja, assim que estiverem aptas,  já realizam a reconstrução da mama.

Seja com o próprio tecido, ou com uma colocação de prótese, os cuidados pós-operatórios são importantes para que se obtenha o melhor resultado esperado e o sutiã pós cirúrgico, faz parte também desses cuidados.

Para as pacientes que realizaram a retirada da mama, mas que não puderam colocar uma prótese, existe um sutiã específico para elas.

Quais os Cuidados e benefícios do Sutiã Pós Cirúrgico?

Então, para que serve o Sutiã Pós Cirúrgico? O sutiã oferece uma sustentação reforçada para evitar flacidez, para que as mamas permaneçam estáveis e assim, evitar o rompimento das estruturas que são os pontos.

Além disso, o Sutiã Pós Cirúrgico auxilia na cicatrização evitando menos risco de queloides ou de cicatrizes hipertróficas, que são aquelas cicatrizes mais grossas e que ficam inestéticas.

O Sutiã Pós Cirúrgico  ajuda também a diminuir o edema. O edema é aquele inchaço das mamas que ocorre por causa do trauma cirúrgico.

Além dos benefícios já citados anteriormente, o Sutiã Pós Cirúrgico mantém a prótese no lugar, quando essa se faz necessário para reconstrução. É ele que irá auxiliar a prótese, para que ela fique no lugar quando é colocado.

A pergunta mais frequente das pacientes é: “Por quanto tempo devo utilizar o Sutiã Pós Cirúrgico?” O sutiã pós cirúrgico deve ser utilizado durante todo o dia, inclusive para dormir. Poderá ser retirado para o banho.

O tempo de uso contínuo desse sutiã deve ser de 24 horas, pelo menos nos 30 primeiros dias, entretanto é recomendado que se faça o uso por mais tempo, levando em média seu uso pelo período de um a dois meses.

Um bom tempo de uso para uma recuperação completa seria de três meses. É válido, pois a paciente evita de usar o sutiã com a sustentação de ferro, que vai abaixo do bojo por exemplo, e que poderá causar desconforto.

Quais As Características do Sutiã Pós Cirúrgico?

Uma das características do Sutiã Pós Cirúrgico é sua abertura frontal. Como a paciente deverá evitar movimentos muito amplos, tais como levantar ou esticar os braços para trás, o importante é ter a abertura frontal para o próprio conforto e independência da paciente.

Outra característica é que não possua aros de sustentação, pois podem machucar e deformar a prótese (quando tem prótese). O tecido do Sutiã Pós Cirúrgico tem que ser de boa qualidade, com alças que propiciem o ajuste.

Estas alças de ajustes devem ser na frente também, pelo mesmo motivo da abertura frontal, evitando que a paciente leve os braços para trás e realize um movimento que irá lhe causar dor ou incômodo.

Uma outra pergunta frequente é se o Sutiã Pós Cirúrgico deve estar apertado. O ideal é não sentir desconforto.

Entretanto, o modelo e a intensidade dessa compressão do sutiã deverá  ser escolhido e ajustado conforme a orientação Médica ou do Fisioterapeuta,  que podem variar de uma paciente para outra.

O importante é que as mamas deverão estar firmes e a paciente deve se sentir bem, de modo que não haja o deslocamento de prótese. A paciente deve se sentir segura com o sutiã, mas ele não precisa estar extremamente apertado.

Vou Fazer a Mastectomia, Vou Poder Colocar Uma Prótese Futuramente?

Se a paciente tiver condições clínicas para fazer a reconstrução imediata, ela poderá colocar a prótese imediatamente. O médico no mesmo ato cirúrgico da mastectomia já realiza a reconstrução com a prótese.

Se a paciente retirou toda a mama, como é o caso da mastectomia, o próprio médico já coloca a prótese no corpo da paciente e ela poderá sair do hospital com a sua mama reconstruída.

Lembramos que isso só será possível, caso clinicamente a paciente estiver em condições de receber essa prótese. Não sendo possível colocar uma prótese, a paciente poderá utilizar um sutiã com espaço para uma prótese externa de silicone.

Quais Os Efeitos do Tratamento Em Meu Corpo?

São muitos os efeitos dos tratamentos para o Câncer de Mama no corpo da mulher.

Existem diversos tipos de tratamentos, tais como:

– Cirurgia: cicatrizes, edema (inchaço), limitações do movimento do braço, dor, pontadas e queimação, sensação de assadura embaixo da axila ou na lateral da mama, maior sensibilidade na porção lateral da mama.

– Quimioterapia: alguns medicamentos de quimioterapia são cardiotóxicas. Ou seja,  a quimioterapia é tóxica para o coração e o coração deve estar em dia. Náuseas, às vezes vômitos, entretanto tudo pode ser contornado com medicamentos.

Quando a paciente vai fazer a quimioterapia, ela passa por um preparo pré quimioterapia, que é a base de medicações para evitar justamente as alergias e os enjoos.

Após a quimioterapia, a paciente também utiliza alguns medicamentos para evitar esses efeitos colaterais. Além disso a quimioterapia causa a retenção de líquidos, então a paciente poderá inchar e pode ter ganho de peso também.

A memória também pode ficar prejudicada pela quimioterapia. 

– Radioterapia: Normalmente realizada na pele. As pacientes que vão realizar a radioterapia para mama, fazem de 5 a 6 semanas de tratamento, ou seja, de 25 a 30 sessões de radioterapia.

Como a radioterapia é cumulativa, ao chegar no final dessas sessões, principalmente na última semana, a pele da paciente vai ficando mais escurecida, com aspecto de queimada mesmo.

Existem alguns cuidados que podem ser realizados na pele em tratamento, como o uso de alguns cremes apropriados para isso e que normalmente são orientados pelo seu Médico Radioterapeuta.

Outro efeito que a radioterapia pode causar é um cansaço. As pacientes se sentem cansadas com o passar das sessões.  Existem um outro efeito da radioterapia, que irá depender da região que será aplicado o tratamento.

Muitas vezes, dependendo da região, o tratamento poderá interferir na deglutição. A paciente sente um pouquinho de dor para engolir alimentos e líquidos.

– Hormonioterapia: A hormonioterapia é a inibição dos receptores hormonais de estrogênio e da progesterona.

As mulheres com o diagnóstico principal, ao aparecimento de um nódulo ou de um tumor na mama, causado pelo estrogênio e a progesterona precisam realizar este procedimento pelo período de 5 a 10 anos, com  inibidor hormonal.

Como Vai Ficar Meu Corpo Após a Cirurgia?

Devemos pensar que ao realizar um tratamento de uma patologia ou de uma doença, a equipe médica cirúrgica não irá pensar exclusivamente da estética da paciente. Isso porque antes da estética, a saúde vai vir em primeiro lugar.

O principal foco da equipe médica é retirar o tumor e tratar essa paciente, sendo que na maioria dos casos as questões de estética irão ficar para um segundo plano.

Atualmente, os médicos perceberam que ao longo do tempo, tratar uma paciente com a autoestima mais elevada, como por exemplo, uma paciente que sai do centro cirúrgico com a mama já reconstruída, faz com que o tratamento seja menos traumático.

Uma mulher com autoestima mais elevada, se torna uma paciente que possui mais condições psicológicas de fazer um tratamento melhor, suportando esse tratamento que é tão pesado em termos psicológicos.

O corpo dela vai se modificar durante a quimioterapia. A paciente poderá aumentar seu peso e ao se olhar no espelho, acaba não se identificando como a pessoa que ela era. 

Como Não Me Abater Com Essas Mudanças?

Não se preocupe com a estética no primeiro momento. Tudo isso pode ser melhorado depois, lá na frente. 

A paciência é a chave para que o tratamento siga seu curso e com o passar do tempo, (pelo menos seis meses após o término do tratamento), a paciente poderá parar para pensar nessa parte.

Ainda nessa questão da estética, se a paciente já realiza atividade física regular, mesmo durante o tratamento, ela conseguirá minimizar os efeitos que a quimioterapia poderá causar no corpo.

Ao praticar atividades físicas regularmente, ela poderá reduzir em até 30% os efeitos colaterais causados pelo tratamento, além de manter o corpo mais bonito.

Se durante a quimioterapia o apetite melhorar, digamos por exemplo, que o apetite para o doce fique mais palatável, então esta paciente vai acabar exagerando no doce e com isso  vem o aumento de peso.

Então, tudo é questão de como essa paciente vai encarar o próprio tratamento.

Onde Encontro Acompanhamento Para o Meu Pós Cirúrgico?

Se mesmo depois de ler nossas informações, você ainda estiver com dúvidas e perguntas a respeito de tudo o que poderá ocorrer depois da sua cirurgia, a Oncoservice estará de braços abertos esperando o seu contato e a sua visita.

Contamos com uma equipe de profissionais, especializados e capacitados para prestar todo o apoio e suporte que você merece nessa caminhada da Luta pelo Combate ao Câncer de Mama.

Conheça os serviços da nossa loja:

– Cremes e loções

– Próteses Externas

– Sutiã para prótese externa

– Sutiã Pós Operatório

– Roupas especiais

– Meia Antitrombo- Bota Compressora

Clique no botão abaixo para ser redirecionada para nosso formulário de contato.

Preencha ele com seu nome, telefone e e-mail e escreva suas dúvidas nos comentários. Nossa equipe irá respondê-la em um prazo de 24h e estaremos aguardando a sua visita.

Compartilhe:

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.